O Turnover é comumente conhecido como rotatividade de pessoal.
O turnover diz respeito à alta rotatividade de colaboradores em determinada empresa, isto significa que a porcentagem de colaboradores que saem de uma organização durante um período de tempo.
Claro que a rotatividade não ocorre do dia para a noite, pois existe uma série de fatores que podem indicar que as condições de trabalho não estão estruturadas o suficiente para que os colaboradores se sintam motivados a permanecer na empresa.
Assim, você pode se perguntar: “mas como o turnover afeta a minha empresa?”
Vamos entender juntos alguns exemplos?
Agora que já entendemos quais são os principais efeitos do turnover na sua empresa, você pode estar se perguntando: Quais são as principais causas?
Vamos conversar melhor sobre!
Essas são apenas algumas das causas do turnover.
O mais importante quando você percebe que esse índice tem aumentado ao longo do tempo. Você olhar para dentro do seu negócio e se perguntar o que pode estar causando essa evolução do turnover.
Agora vamos para a parte prática: Como identifico o turnover da minha empresa?
Indicador de Turnover:
Embora cada empresa tenha as suas particularidades, efetuar o cálculo do turnover de forma correta é fundamental para evitar ou minimizar o problema.
Ele é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.
Entenda o cálculo:
Turnover = {[(funcionários contratados + funcionários demitidos) / 2] / Total de funcionários} x 100
Agora é possível entender que avaliando os indicadores do turnover do seu negócio, converse com o seu contador e entenda ainda mais sobre o seu negócio e como está a saúde do negócio.
Estamos a sua disposição para levar a contabilidade da sua empresa a outro patamar.