Faça diferente dos seus concorrentes!

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Faça diferente dos seus concorrentes!

  • 23 | 09 | 21

Temos uma pergunta para você: Você passa pelo conflito de ser relevante no mercado, se destacar frente aos concorrentes e conquistar seu espaço nele? 

Qualquer que seja a situação indagada, ela sempre é desafiadora. E este desafio é diário! 

Como sabemos da individualidade de cada caso, não existe ao certo uma fórmula que levará você e sua empresa a conquistarem os seus principais objetivos. Mas, detendo conhecimento e obtendo as orientações necessárias, você conseguirá trilhar seu caminho com êxito. 

Com isso, trazemos o case da Netflix e a Blockbuster. 

O mercado era o mesmo a anos, a Blockbuster era a líder do segmento e foi ela a fechar os olhos às inovações constantes que viriam a acontecer, que a Netflix conquistou um espaço não conhecido neste oceano azul.

Portanto, não se trata apenas de crescimento ou gerar mais lucro, mas de sobrevivência e inovação! 

1) Conheça seus clientes  

Parece repetitivo, mas não é. Quantas vezes fazemos suposições acerca de qual seria os cenários de escolha de uma pessoa, mas não a questionamos?

Eu respondo para você: Inúmeras

Fazemos isso sempre e quase diariamente. E a questão é que isso nos faz errar porque na maioria das vezes a nossa visão é enviesada e viciada acerca da questão que queremos mudar. 

E por quê não questionar quem realmente importa? 

Essa questão é de cunho importantíssimo, e deve ser feita. Não pense que ao questionar isso ao seu cliente de forma direta você obterá retorno. Muitos desses critérios podem ser automáticos, determinados por outros fatores nunca antes vistos. 

É em razão disso que sugerimos que você observe o comportamento da sua base de clientes, faça testes rápidos e de baixo custo, para que possa inferir quais são os gatilhos ou os critérios que são importantes para ele.

Não é difícil. Veja só:

Suponha que você tenha uma loja de móveis para casa, uma forma de conhecer qual está sendo a procura do seu consumidor é anotar o que ele procura, o que ele tem em mente, de onde suas inspirações, informações que podem ser obtidas pelo diálogo cliente/vendedor.

Então, para ficar simples, você pode fazer uma tabela com os seguintes dados a serem preenchidos: 

Data: Quando o consumidor frequentou, importante para ficar atento às mudanças, caso haja, dentro do mercado;

Nome: Auxiliará a identificar o gênero majoritário de consumo e qual a sua busca principal;

Média de Idade: Pode separar em grupos etários para ficar mais simples;

O que ele procurava: Produto e especificações técnicas;

Encontrou: Sim ou não;

Contato: Telefone para contato e e-mail para avisá-lo de novidades;

Pós-venda: Caso a compra seja feita, qual foi a forma de pagamento?;

Observações: Solicitou descontos, tinha interesse em um número maior de parcelas, combos promocionais faziam sentido se ele queria mais de um móvel?

Com esses dados, você conseguirá ter diversos insights que poderão fornecer mult-informações sobre o seu consumidor ideal!

E o mesmo vale para caso você esteja atraindo as pessoas erradas, sabendo o que atrai e quem deseja atrair. A partir deste processo as suas ações passam a ser pontuais e provavelmente terão melhor retorno sobre o seu esforço.

2) Saiba como seus concorrentes fazem

A princípio, você não irá inventar a roda, portanto, observamos quem ressignificou as coisas básicas, voltando seu olhar para seus concorrentes.

O primeiro passo é desligar mentalmente a sua visão de gestor e empreendedor para se colocar no papel do seu consumidor, dos seus desejos, dores e inspirações, você já possui esses dados e conhece essas personas. 

Ao fazer isso, veja o que de diferente eles têm feito.

  • É um café durante a apresentação da sua proposta?
  • É o frete gratuito? 
  • Como eles personalizam o serviço? 

      ✅ Tudo isso é levado em consideração, é de extrema importância!

Independente do nicho de mercado que você esteja inserido, alguém sempre será referência! Seja ele por fazer o básico, mas bem feito. Cumprindo os prazos e uma forma de pagamento maleável ou porque torna a experiência do cliente mais agradável, oferecendo café, um ambiente onde a conversa fique mais interpessoal e que crie o sentimento de exclusividade. 

Observar e analisar para que você forme seu plano de ação e entenda seus passos. 

Há duas ressalvas importantes a serem lembradas:

1º- Não copie! Se inspirar é diferente de fazer igual, dissemos que você não precisa inventar a roda, porque ela já foi inventada, mas você pode atribuir novos significados à ela e com isso, obter sucesso. Seja criativo!

2º- Você pode pensar na necessidade do seu cliente, mas se o que ele precisa, não é o que ele busca, você tem duas opções: Gerar essa necessidade e a outra de mudar a forma de atraí-lo. 

3) Atenção aos Detalhes

O ÓBVIO precisa ser dito e lembrado sempre!

Inúmeras empresas são lançadas no mercado todos os dias! E a "gourmetização" que foi vista nos últimos anos, teve em um dos seus resultados, a releitura de serviços e produtos comuns e que estavam distantes da área da inovação.

O que foi feito então?

Eles aprimoraram o que estava relacionado ao serviço e produto em questão.

O pão do hambúrguer não é mais industrializado, é feito pela hamburgueria. O ambiente das barbearias é mais limpo e organizado, tem cerveja, poltronas de massagem e muitas outras coisas.

E assim como diversos outros exemplos, tudo mudou e quem não se adequou, perdeu espaço no mercado e seu destaque!

Pautado no que é importante para o seu cliente, o mínimo se torna relevante! E pode ser o que fará você ser lembrado, fará com que ele se fidelize e te indique!

Mais do que nunca queremos clientes leais e assíduos! Exatamente pela IMENSA quantidade de anúncios, ofertas e escolhas que nos são oferecidos diariamente!

Um chamado para a oportunidade: será você o que sairá do efeito manada ou será parte dele?

Trabalhe em direção ao sucesso e não remediando maus resultados! 


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