Como combater a inadimplência?

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Como combater a inadimplência?

  • 23 | 09 | 21

A instabilidade financeira durante a pandemia 2020/2021, tornou mais difícil a acessão de créditos e elevando o aumento nas perdas dos débitos recebíveis de diversas empresas, organizações e até mesmo pessoas físicas, o que acarreta no aumento da inadimplência por parte dos consumidores. Afinal, estamos passando por um cenário nunca antes imaginado.

Evidencia-se que, em todo o mundo, os negócios foram severamente impactados, tendo em vista que a pandemia tem afetado até mesmo empresas robustamente capitalizadas, que teriam bons resultados econômicos em situações normais.

Alinhada a essa realidade, juntamos 4 dicas importantes para que a saúde financeira da sua empresa fique sempre em dia!

Vamos trabalhar juntos para recuperar essas eventuais dívidas de forma saudável, mantendo sempre a boa e velha empatia pelo seu credor.

1º) Tenha alguém para cobrar!

Concordamos que isso parece ou um pouco difícil, principalmente se for você for um empresário com 02 funcionários ou nem isso. 

Mas a verdade é que você, enquanto gestor e representante direto da sua empresa, não pode assumir o papel de cobrador. Afinal, não deixa de ser uma situação desconfortável para o seu cliente receber uma ligação "querendo saber se ele vai pagar ou não". 

E ao colocar um responsável para isso onde não necessariamente vá precisar que exista um setor financeiro dentro da sua empresa, este respectivo deverá assumir este papel onde conseguirá ministrar de modo neutro e imparcial, sem haver o envolvimento pessoal e a experiência do seu cliente. 

2º) Régua de Cobrança!

O que é?

Um bom planejamento que a sua cobrança seguirá informativa. Lembrar e cobrar o seu clientes os prazos estabelecidos para ocorrência de pagamentos. 

E como fazer?

Caso você não tenha um sistema de emissão de boleto ou um sistema que possua as informações abaixo, basta você realizar uma planilha.

O objetivo é que você organize e tenha ações mais ágeis frente aos clientes que pagam com alguns dias de atraso, que ficam inadimplentes um mês e que estão sem pagar as suas obrigações há mais tempo.

Nessa planilha, você colocará em colunas as informações:

  • Nome do cliente
  • e-mail
  • Telefone
  • Valor a ser pago
  • Data do vencimento
  • Data do 1º lembrete (seu boleto vence em 10 dias, por exemplo)
  • Data da 1ª cobrança (seu boleto venceu há 05 dias, por exemplo)
  • Data que o pagamento foi realizado
  • Dívida Renegociada? (sim ou não)
  • Novo valor acordado
  • Novo prazo para pagamento

Uma coisa é fato: uma planilha NÃO soluciona a sua inadimplência!

DICA EXTRA: Uma forma de facilitar todo esse processo é a adoção de uma data padrão de vencimento, de modo que todo o processo de cobrança seja facilitado é feito uma única vez.

Seja por e-mail, WhatsApp ou ligação, o importante é estar próximo desses clientes, tanto na cobrança, como se fazendo essencial (assunto para o último tópico).

As colunas da planilha que você criou, tem o objetivo de informar caso o pagamento não seja realizado até a 1ª cobrança. Neste caso, você deverá entrar em contato e buscar ouvir o porquê não houve o pagamento para ajustar uma nova data de pagamento.

Logo, a régua de cobrança é uma estrutura de lembrete que você fará aos seus clientes com o objetivo de ter uma comunicação eficiente!

Exemplo: 

3º) Dê vantagens para o pagamento em dia!

Outra forma de evitar a inadimplência em sua empresa é dando maior motivação para seu cliente pagar na data certa.

Por exemplo: você pode oferecer um desconto de 5% a 10% para quem pagar antes da data de vencimento ou até mesmo cobrar juros para pagamentos efetuados fora do prazo.

Dessa forma, você cria um custo benefício maior para seu cliente, um incentivo para o boleto ser pago dentro do prazo. 

4º) Seja ESSENCIAL

O fato é que o seu cliente não vai deixar de pagar a conta de água se ele utiliza ela todos os dias, assim como o seu aplicativo de streaming, caso ele seja viciado em escutar músicas se isso o ajuda a se concentrar!

E ser essencial é ser importante!

É ter um produto e/ou serviço que seja de sua importância para o seu cliente!

Pode ser que dentro do mercado que você está inserido, isso se torne mais difícil de ser feito, no entanto, ser importante está relacionado também com o tratamento, com proximidade, com a experiência dele dentro da sua empresa, com o seu produto, com a realização do seu serviço.

A forma de fazer isso é em três passos: OUÇA, COMPREENDA e RESOLVA!

Se ele não te pagou, algo aconteceu. Você deve entrar em contato com ele conforme exemplificamos acima!

Pergunte o que houve, entenda qual o problema que ele tem vivenciado. Afinal, nos dias de hoje, é uma excelente experiência alguém te ligar para entender o porquê você não pagou e não querendo que simplesmente pague.

E por fim, entenda o que você pode fazer para ajudar, você pode negociar valores, fornecer maiores prazos ou simplesmente ouvir o que ele tem a dizer. Isso pode ser bom para ambas as partes. 

Não há guia preciso para o sucesso dentro da diminuição da inadimplência, mas com o que foi passado temos muito a fazer frente à minimização desse problema!  

A roda não pode parar de girar; com respeito, inteligência e ferramentas adequadas, você conseguirá receber de forma amigável e super tranquila!



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