Olhe para a equipe, o sucesso vem de lá!

Image

Olhe para a equipe, o sucesso vem de lá!

  • 23 | 09 | 21

Existem colaboradores insatisfeitos com seus vínculos empregatícios e perceber isso, não é algo fácil...

E não é difícil perceber, basta pegar um transporte público, no olhar e nas falas das pessoas está estampado o desânimo, ou você pode perguntar no seu grupo da família se todos estão satisfeitos com a empresa onde trabalham, e até mesmo se perguntar.

Este texto tem o propósito de deixar o ambiente/jornada de trabalho mais saudável, focando na relação entre empresa e colaboradores.

Onde e como o time trabalha?

Você sabia que o ambiente de trabalho é um dos pontos mais relevantes na satisfação dos colaboradores? Ao lado de oportunidades de crescimento, benefícios e salários, são os pontos que mais chamam a atenção das pessoas atualmente.

As empresas que não valorizam os seus times estão pensando de maneira temerária o sucesso do seu negócio. Organizações preocupadas com o bem-estar interno, que apoiam a saúde física mental, e estão de olho na satisfação dos colaboradores, têm nas mãos profissionais mais engajados e dispostos, e isso reflete diretamente nos resultados.

Não é sempre que encontramos uma sinergia nas empresas, certo? 

No entanto, podemos tomar algumas medidas para incentivar e ajudar nesse processo. As melhorias físicas são um bom começo, mas com o aumento do home-office é necessário novas estratégias. Segue algumas dicas para valorizar seus times.

  • Escute as pessoas: É muito importante alinhar as expectativas com as pessoas. Converse com cada um se possível, se não, converse com os gestores e repasse a eles essa missão de escutar os times. Ouvir as pessoas vai ajudar a entender quais são as principais necessidades, e assim é possível elaborar um plano de ação.
  • Entenda que as pessoas são diferentes, portanto, é provável que tenham gostos e necessidades diferentes. Tem as que vão dar mais atenção ao financeiro, outras para benefícios, outras para crescimento profissional, entre várias outras situações. E identificar esses perfis é fundamental para que as ações funcionem.
  • Atividades colaborativas: Crie e incentive um ambiente saudável, a mentalidade competitiva vai ser substituída pela mentalidade colaborativa.

As empresas consideradas os melhores lugares para se trabalhar, têm algo em comum. Costumam ter um propósito claro e bem definido que é compartilhado por todos os colaboradores. Esse sentimento de pertencimento, é desenvolvido através de atividades que fortaleçam os laços entre as pessoas.

Abra diálogos nos times sempre que tiver um novo projeto para realizar ou um problema a ser resolvido, são boas maneiras de envolver as pessoas para o mesmo objetivo.

  • Flexibilidade: A flexibilidade não é sinônimo de um controle frouxo ou que os colaboradores estão à toa. A flexibilidade demonstra que você está preocupado com o bem-estar de quem produz os resultados.
  • A cobrança demasiada gera desengajamento, estresse e tempo ocioso. O colaborador engajado vai entregar os resultados, pois ele está comprometido com as entregas e o sucesso da empresa.
  • Relações: Existem várias relações acontecendo ao mesmo tempo dentro das empresas, reflita sobre a qualidade dessas relações.
  • É imprescindível que se tenha uma integração das pessoas nos times, afinal, todos os processos de uma organização envolvem pessoas. Quanto mais pessoas olhando para o mesmo alvo, com objetivos em comum, maiores são as chances de sucesso.
  • Esse alinhamento das pessoas em prol do sucesso reflete no dia a dia da organização. Otimização e economia, proatividade e dinamismo nos processos, são exemplos de melhorias que devem ser percebidos com frequência.

Qual o resultado disso?

Como consequência das ações realizadas, os negócios crescem de forma sólida, com propósito claro e bem definido até para os que estão de fora. Os benefícios desse olhar para o bem-estar interno são notados em todos os níveis e em todas as áreas da empresa. Segue alguns deles:

  • Fidelidade: Os colaboradores entendem que fazem parte de um todo, têm reconhecimento pelas suas entregas e tendem a permanecer por mais tempo.
  • Clima: O clima organizacional é diretamente ligado ao ritmo da empresa. Portanto, um clima agradável ajuda na produção e entregas dos times.
  • Motivação: Expectativas alinhadas e necessidades atendidas são combustíveis para a motivação das pessoas. Os colaboradores vão entregar o melhor possível como troca dessa relação.
  • Qualidade de vida: “A percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Segundo a Organização Mundial da Saúde

Os negócios são pensados, criados e executados por pessoas, nada mais justo do que proporcionar a melhor qualidade de vida possível em troca da força de trabalho que gera o sucesso. Pense sobre isso!


Notícias recentes

Vamos conversar?

Estamos a sua disposição para levar a contabilidade da sua empresa a outro patamar.

botão whatsapp