Esses números interferem no seu sucesso!

Image

Esses números interferem no seu sucesso!

  • 19 | 09 | 19

 Trouxe para você três indicadores muito importantes aos quais você deve se atentar ao tomar decisões na sua empresa: a Lucratividade, a Margem De Contribuição e o Ponto de Equilíbrio. Esses são os indicadores básicos para se preocupar, tomando decisões mais assertivas e com base em dados. 

 Chega de tomar decisões guiadas pelo achismo e sem ter certeza de que essa deve ser a melhor para a empresa. 

 Não tenha prejuízos! Vamos entender como gerenciar sua empresa com base no que os números estão te dizendo. 

 Aqui vão alguns indicadores importantíssimos para a tomada de decisão! São eles: o Markup, a Liquidez Imediata e a Liquidez Corrente, e os Prazos Médios, continue comigo para entender a importância de cada um. 

 1- Markup 

 Você já teve o desafio de calcular ou revisar o preço do custo do produto que sua empresa comercializa ou serviço que presta? 

 O Markup é um índice multiplicador do custo/serviço de um produto para a obtenção do preço de venda.  

 As variáveis que influenciam no cálculo do Markup são: 

  

  • % Impostos: são os tributos incidentes sobre as vendas pagos pela empresa, em forma de porcentagem, que é quanto esses impostos representam na receita 

  • % Despesas: são valores investidos nas estruturas comercial e administrativa do seu negócio, em forma de porcentagem, que é quanto essas despesas representam na receita 

  • % Lucro desejado: é o quanto você pretende ter de lucro líquido, ou seja, depois que recebeu tudo e pagou todas as contas, quanto, em %, você deseja que gere de lucro. 

 

Markup =  1 

 -----------------------------------------------------------------------------------------

 [1 - (%impostos + %despesas + %Lucro desejado)] 


É importante destacar que o Markup pode ser calculado para cada produto individualmente, ou para todos os produtos.  

 Fazendo o cálculo do Markup garantimos que: o preço final do produto cobre todos os custos; e que ele é capaz de gerar uma margem de lucro esperada. Com essa informação sua empresa é capaz de tornar o seu produto mais competitivo, fazendo uma comparação com os preços do mercado, e ajustando de forma que ela tenha uma margem de lucro esperada, mantendo o preço competitivo.  

 2- Liquidez Imediata e Liquidez Corrente 

 Os indicadores de liquidez são importantes para o gestor averiguar o crédito de uma empresa, ou seja, avaliam a capacidade monetária de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Existem vários tipos de liquidez, aqui vamos apresentar duas muito importantes para a gestão do caixa da empresa. 

 Uma empresa possui liquidez alta quando o seu fluxo de caixa é bem administrado para cumprir com os pagamentos.  

 O indicador da Liquidez Imediata vai medir a capacidade da empresa de cumprir com obrigações de curto prazo, utilizando apenas o seu capital disponível. Ou seja, a capacidade da empresa de pagar suas contas do dia a dia, utilizando o capital de liquidez imediata.  

 Liquidez Imediata =     Caixa e Equivalente de Caixa 

-------------------------------------------

Passivo Circulante  

  Sendo as variáveis:  

  • Caixa e equivalente de caixa: tudo o que a empresa tem disponível em caixa, bancos e investimentos de liquidez imediata 

  • Passivo circulante: contas a pagar no curto prazo, dentro de um ano 

 Já o indicador da Liquidez Corrente mede a capacidade da empresa de honrar com suas obrigações no curto prazo, ou seja, considerando todas as contas que essa empresa tem a pagar  e a receber no curto prazo 

Tendo como base: 

  • Ativo circulante: bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. 

  • Passivo circulante: contas a pagar no curto prazo, normalmente dentro de um ano




Liquidez Corrente =            Ativo Circulante 

-------------------------------------------

Passivo Circulante

 Uma interpretação suuuper básica que temos para esses resultados é a seguinte: 

  

  • Resultado > 1: bom grau de liquidez; 

  • Resultado = 1: recursos se igualam ao valor dos pagamentos; 

  • Resultado < 1: baixo grau de liquidez. 

Olhar apenas para essa regra básica da liquidez pode lhe trazer uma visão míope da situação, para tomar decisões assertivas é necessário analisar vários indicadores em conjunto. Uma Liquidez Corrente de 3 por exemplo, analisando essa regra de bolso parece bom, mas pode ser que seu ativo esteja muito grande, sendo mal aproveitado e prejudicando o ROA (Retorno Sobre o Ativo), mostrando que seus ativos são ineficientes.  

3- Prazos médios de Pagamento, Estocagem e Recebimento 

Os prazos médios trazem uma análise dos prazos: para o pagamento de fornecedores; de estocagem; e recebimento de clientes.  

Prazo Médio de Pagamento (PMP) é o tempo médio (em dias) entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor, sendo determinado entre a empresa e seu fornecedor.  

Quanto maior for o PMP, melhor para o caixa da empresa, pois ela terá mais prazo para pagar seus fornecedores. Ter um prazo maior para pagar o fornecedor é importante devido à relação do dinheiro no tempo, com o passar do tempo o dinheiro se desvaloriza a para a empresa vale mais a pena pagar suas contas no futuro. 

  PMP  =

Fornecedores 

( ------------------------------------------------------ ) x 30 x N

Compras

 N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7) 

 
O controle do prazo médio de pagamento é importante para a gestão da empresa para que ela possa se preparar para fazer o pagamento dentro dos prazos. 

  O Prazo Médio de Estocagem (PME) se resume em quanto tempo o estoque permanece na empresa. Ou seja, exibe o intervalo, em dias, que a organização leva para ser capaz de comercializar os itens que ainda estão em estoque. Esse indicador é de extrema importância, porque através dele é possível tomar decisões mais eficazes em relação à gestão de estoques e das operações de logística. 

 
 

PME  =Estoque 

( ------------------------------------------------------ ) x 30 x N 

Custo da Mercadoria Vendida 

  

N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7)  

  Um PME alto significa que o estoque demora a girar e a empresa precisará financiar este custo do produto parado em estoque.  

 Já o Prazo Médio de Recebimento (PMR) é o tempo que a empresa demora a receber suas vendas. O PMR baixo indica que ela dá menos prazo para que os seus clientes a paguem, sendo positivo para o caixa, pensando que o dinheiro hoje vale mais do que amanhã, ou seja, ela dá menos tempo para que aquele recebimento se desvalorize além de preferir o caixa no presente para fomentar a operação. 

  PMR  = Clientes 

( -------------------------------------------------------------------- ) x 30 x N 

(Receita Bruta - Cancelamentos e Devoluções) 

  N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7)  

  É claro que oferecer prazos para seus clientes se torna um atrativo para vender mais, no entanto o prazo de recebimento impacta no fluxo de caixa e na gestão financeira da empresa. Portanto é necessário conhecer o seu Prazo Médio de recebimento e negociar com o seu cliente de forma a não prejudicar seu Fluxo de Caixa.  

  Fique ligado no e-mail da semana que vem, vamos falar sobre como esses prazos médios se relacionam e o quanto essa análise pode ser valiosa para um bom Fluxo De Caixa da sua empresa. 

  Conclusão: 

  Perceba o quanto essas informações são importantes para manter a saúde da sua empresa. Ter o controle de cada uma delas é uma forma de se tornar mais competitivo no mercado quanto ao seu preço e a seus prazos!  

  Você não conhecia esses indicadores? Tinha dificuldade de analisá-los? 

  O especialista que pode te ajudar nessa gestão está mais próximo do que você imaginava! A empresa de contabilidade que vos fala está capacitada para fazer essas análises e ajudar na tomada de decisões de maneira assertiva. 

  Entre em contato para que façam essas análises juntos! 

 Ahh, e não perca na semana que vem! Continuaremos essa trilha com os indicadores AVANÇADOS para sua gestão. 



Notícias recentes

Vamos conversar?

Estamos a sua disposição para levar a contabilidade da sua empresa a outro patamar.

botão whatsapp