Entenda porque você é fundamental no marketing da sua empresa!

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Entenda porque você é fundamental no marketing da sua empresa!

  • 01 | 10 | 19

Acredito que todos sabemos a importância que as estratégias de marketing tem para as empresas. Além de fortalecer a imagem da marca no mercado, esses são os profissionais que vão dar suporte a todo o processo de vendas, desde atração de interessados até o pós venda, onde você garante a fidelidade dos clientes.

Mas você sabe qual o seu papel, como empresário e gestor, nos resultados de Marketing? Bom, como dono do negócio, você é a pessoa que tem mais conhecimento sobre o cliente, seja com relação às dores, necessidades ou até mesmo comportamento das pessoas que podem ter mais interesse no seu produto ou serviço.

Esses são pontos fundamentais para o marketing conseguir atuar de forma mais eficiente,  e garantir 3 pontos principais:

- Como será a comunicação com o mercado
- Onde encontrar possíveis clientes
- Como gerar valor aos clientes e fazê-los consumirem mais

Agora você deve estar se perguntando: “mas eu não tenho um time de marketing” ou “esse tipo de coisa não funciona na minha realidade”. Não se assuste, porque vou te ajudar a identificar pontos no seu processo em que você pode aplicar a essência do que um time completo e estruturado de marketing se preocupam.

1. Aquisição de novos clientes: você precisa ser visto pelas pessoas (ou empresas) que você pode ajudar! Não adianta querer falar com todo mundo, sem ter um foco, porque assim você não vai falar com ninguém! Não são necessárias grandes ações, ou muito conhecimento técnico de marketing para conseguir isso, uma dica é: pergunte! Pergunte ao seu cliente como ele ficou sabendo do seu negócio, assim você começará a entender como eles chegaram até você e poderá focar em ações que te trazem mais resultado ao buscar novos clientes.

2. Retenção de atuais clientes: quando seu produto/serviço satisfaz as necessidades, a chance do seu cliente voltar é grande. E isso deve ser uma preocupação sua, já que reter clientes é bem mais barato que adquirir novos, seja pelas indicações que eles geram pra você, ou pela recorrência da compra, o que “paga” o custo de aquisição. Sendo assim, a dica de ouro é: tudo que você fizer, faça pensando no seu cliente! Não existe produto novo se o cliente não quer, não existe produção de conteúdo se o seu cliente não precisa, você não terá resultado. Mas veja bem, aqui é focar no cliente, não aceitar tudo pelo cliente, por isso saiba exatamente para quem você quer vender!

3.Dores e necessidades do seu consumidor: para entender o que seu cliente valoriza que fará ele ir até você e ser um cliente fiel é preciso conhecê-lo! E esse é o seu papel, empresário! Fazer com que sua equipe conheça-o tão bem quanto você e principalmente como você pode solucionar algum problema que seu cliente enfrenta, por mais simples que seja, agregando valor. E para fazer isso, relembre o que motivou a criação do seu negócio, normalmente é aí que você terá clareza do seu propósito.

Agora para te ajudar a colocar esses pontos em prática, e que toda a sua equipe vai ter o mesmo conhecimento que você sobre o cliente, te proponho um desafio: que tal fazer uma reunião para construir um mapa de empatia do seu cliente ideal? Isso trará clareza sobre quem é o cliente de vocês e autonomia para qualquer pessoa da empresa disseminar a mensagem sua mensagem, fazendo todos entenderem o valor do seu negócio.


Depois nos conta qual foi o resultado! Tenho certeza que como gestor você vai querer espalhar esse conhecimento sobre o cliente no seu negócio e aumentar os seus resultados de marketing para o cliente certo.


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