25/05/21

Tenho lucro, mas ele não está sendo revertido em caixa?

Provavelmente você já olhou para os resultados da empresa e identificou que ela está gerando lucro, e que com isto você pode realizar aquele investimento, melhorar equipamentos ou até mesmo realizar aquela almejada reforma.

Porém no momento que você vai comentar com o contador ele menciona sobre o seu fluxo de caixa e suas variações. E identifica que este retorno do lucro não está sendo convertido em disponível (caixa e bancos).

Mas como assim? O que isto significa?

Ao evidenciar o lucro não devemos tirar conclusões de que este saldo está disponível para investimento, pois depende da perspectiva do Regime de competência, o recebimento do pagamento dos seus clientes que ainda não foi realizado. Segue os dois regimes abaixo 

Regime de Caixa: E o momento do recebimento, o saldo que evidencia diretamente no caixa da empresa

Regime de Competência: E quando as despesas e receitas são contabilizadas no momento que acontecem, seja no pagamento ou recebimento.

Ou seja, no momento de uma venda a prazo é contabilizado como cliente a receber, mas este valor ainda não está disponível no caixa da empresa, e sim somente na contabilização de um direito a receber.

Segue a demonstração abaixo, analisando o lucro da empresa e a variação de caixa. Evidencia que embora a empresa tenha apresentado lucro contábil no mês corrente, este lucro não foi revestido para ocorrer um aumento no saldo de caixa. Isso mostra que o lucro da empresa está sendo utilizado para outro fim é de fato não está sendo investido para o aumento da liquidez. 

Um exemplo: Esta empresa pode receber dos seus clientes em um período maior do que fornecedores. Ou seja, ela paga ao fornecedor antes de receber de todos os clientes, logo ela tem que retirar uma parte do valor para financiar e cumprir com as obrigações.

Conclusão: É importante levar em consideração uma análise estratégica, acompanhar como estão os períodos médio de recebimentos e pagamentos, para entender se naquele período a empresa está tendo lucro e se este saldo está disponível para realizar suas transações.

Compartilhe: