08/06/21

Como você toma decisão?

 Em algum momento de sua vida empresarial você já tomou uma decisão repentina e fez uma escolha completamente errada

Você costuma tomar decisões guiadas por situações momentâneas intuição?  

Quero trazer a importância de empregar uma gestão por resultados!  

Não se guie por intuição: 

São comuns as tomadas de decisão serem guiadas por casos ou situações repentinas que chegam até você.  

Se perguntarmos agora:  

“Quais os maiores problemas de sua empresa?” 

As chances de responder que são alguns casos específicos atuais são quase de 100%! Aqueles problemas que aconteceram na sua semana viram a sua cabeça. 

Mas, será que esses são os principais problemas da sua empresa? Ou você só está contando as dores de cabeça que você se lembra

Você sabe o quanto esses pontos levantados impactam nos resultados da sua empresa? 

É preciso desenvolver uma cultura de gestão por indicadores. Buscar por fatos e dados relativos aos problemas de sua empresa.  

Não adianta ficar batendo cabeça e chorando por fatos que você não sabe nem mensurar. Muito menos tomar atitudes drásticas sem prever e estudar possíveis resultados. 

Você, como líder, não pode basear suas decisões somente em “feeling”! É preciso ter uma visão consistente do todo

Vou te dar um exemplo prático: 

Aquele cliente difícil te liga, repleto de ódio e rispidez na voz, e diz que seu produto está caro! Ele ameaça nunca mais comprar de você e que vai optar pela concorrência.  

Sua atitude é agir por impulso? Já dá logo de cara um desconto e melhora os prazos? 

Se você respondeu sim, você prega uma gestão intuitiva e por casos! São decisões precipitadas, vindas como respostas a situações negativas que chegam até você.  

Você sabe qual o impacto desse aumento de prazo no seu Ciclo Financeiro? E desse desconto com sua Margem de Contribuição e sua Lucratividade?  

Essa venda realmente vale a pena? 

É preciso ter uma gestão por Indicadores!  

É preciso ter uma visão macro dos acontecimentos. Você precisa mensurar o impacto de suas decisões em seus resultados! 

Esse tal desconto pode acarretar um prejuízo nesta venda. E esse aumento de prazos por impulso pode prejudicar seu Fluxo de Caixa.  

Você consegue mensurar o impacto dessas decisões?  

A partir do conhecimento desses indicadores, você tem um entendimento mais assertivo de quais respostas e soluções trazer a seu cliente. 

Viu que esse pedido prejudicaria o rendimento de sua empresa? Que tal mostrar a seu cliente o impacto de seus serviços?  

Prazos, brindes, bônus, descontos são bem-vindos para incentivar uma venda! Desde que isso não prejudique os seus resultados.  

É de extrema importância mensurar dados e aplicá-los na tomada de decisão.  

Sabe aquele ditado: A curiosidade matou o gato?  

O achismo pode matar o empresário!  

Não tome decisões presunçosas! Você pode condenar sua equipe, seus clientes, sua empresa e até você mesmo por uma atitude guiada por uma informação não previamente avaliada. 

Estabeleça corretamente indicadores de controle do seu negócio! 

Avalie constantemente a apuração de cada dado e sua consistência! 

Com base em dados, tome as decisões certas! E concentre esforços para melhorá-las!  

Fuja da Gestão por ACHISMO e estabeleça uma gestão por INDICADORES! 

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