22/06/21

Como estabelecer metas alcançáveis?

As metas são os caminhos para chegarmos a um objetivo e, para quem não tem uma rota traçada, qualquer caminho é o certo! Isso te torna um ser perdido, fazendo com que o seu trabalho, para chegar a um propósito, pareça um esforço excessivo, assemelhando-se a algo inalcançável ou moroso de alcançá-lo; o que gera desmotivação para muitas pessoas.

Metas diferem de sonhos, metas são projetos que você tem e almeja realizar, sonhos são coisas que irão te motivar a realizar a meta. Ter metas não quer dizer que você irá se limitar a fazer aquilo que está estabelecido como meta, mas sim que você irá se organizar para tornar a sua meta realidade. Não funciona apenas para o âmbito profissional, as metas pessoais são muito normais no nosso dia a dia como: emagrecer, poupar dinheiro, comprar uma casa, comprar um carro ou até mesmo ler determinada quantidade de livros por mês.

Estabelecer metas alcançáveis é fundamental para impulsionar a produtividade e atingir os resultados desejados. Mesmo por menores que sejam, essas metas te ajudam a ter uma organização melhor do seu tempo para que consiga encaixar as ações necessárias para sua meta se tornar realidade. A junção de todas essas pequenas conquistas te ajudam a chegar a um grande objetivo! Por isso faça um planejamento simples, colocando seus sonhos, objetivos, metas possíveis e alcançáveis a pequeno, médio e longo prazo.

Então como devemos fazê-las?

Para formatar uma meta primeiro é necessário possuir minimamente um histórico de como foram os meses anteriores (se possível e se tiver registros pode incluir uma medição avaliando anos anteriores para formatar a meta de um mês específico). Você precisa entender sua sazonalidade, seu público alvo, o investimento que faz em captação de leads, os formatos de busca de leads adotados por sua empresa e etc… É importante que os seus objetivos estejam alinhados ao seu propósito na hora de estabelecer metas mais desafiadoras. 

"É obvio que você pode colocar metas mais agressivas, (...) mas é importante que você elabore uma meta que seja atingível"

A sua empresa precisa ter uma estimativa média do crescimento de mercado no ano/período no seu setor/segmento para poder estipular uma meta real. META é uma construção…

Você já viu uma meta e pensou….IMPOSSÍVEL? e pensou COMO você vai conduzir as metas de sua empresa para ter mais assertividade e sucesso neste quesito com a sua equipe?

Metas absurdas são quase impossíveis, mas esse “QUASE impossível” é porque as vezes pessoas e equipes conseguem superar uma meta absurda, mas como elas fizeram isso? Com dedicação e persistência.

A pergunta agora é:

Você quer MOTIVAR seus colaboradores da área comercial, ou você NÃO QUER pagar a comissão?

Para realizar a sua meta, faça um plano de ação, comece modificando seus hábitos diários.

Faça um planejamento, que permite-nos programar prioridades e ter maior controle na gestão do tempo e dos riscos que envolvem projetos/processos. Permitindo com que tenhamos maior acertabilidade para alcançar os objetivos. Meta é medir o ponto inicial ao objetivo, através do planejamento para garantir que este propósito seja alcançado, gerando os recursos necessários, avaliando os resultados e ajustando as rotas se necessário!

Compartilhe: