15/06/21

Alguns passos para sua empresa crescer financeiramente

1. Plano de negócios e viabilidade

Você até pode ter boas ideias de empreender, mas será que o modelo de negócio é viável na região onde você mora ou na região onde irá estabelecer sua empresa? Seu negócio precisa ser compatível, com a cidade, localidade e saber quem é seu público alvo ou então estará determinado ao fracasso. Para quem vai iniciar uma empresa do zero, você pode recorrer a algumas ferramentas de planejamento estratégico para facilitar sua organização como o que sua empresa oferece ao mercado, quem irá atender, seus recursos, parcerias e suas fontes de receitas.

Antes de se preocupar em fazer cálculos e maquinários é preciso avaliar a aplicabilidade de sua ideia.

2. Detalhando seu plano de negócios

Existe um processo de hierarquização de ideias para tirá-la do papel. É necessário conhecer as principais variáveis, precisa de um plano de negócios que depois você poderá usar como um roteiro a seguir. E é muito importante cuidar dos detalhes como, o ramo em que irá atuar, clientes e fornecedores, concorrência, estratégias de marketing, análise financeira, pontos fortes e aspectos a melhorar. Se não tem ideia por onde começar o Sebrae tem disponível um ebook com um passo a passo para montar um plano de negócios do zero.

3. Conhecendo seu cliente

As etapas abordadas anteriormente é a fase embrionária fase inicial do projeto empreendedor. Mas se você já está na ativa e não está conseguindo bons resultados ou não sabe como fazer uma empresa crescer financeiramente, você pode estar falhando com o cliente.

Afinal, qual é o seu público-alvo e seus hábitos de consumo? Não estamos falando em estatísticas:

Não se trata de quantos são homens e quantos são mulheres. O grande objetivo é descobrir e entender o que seu público gosta de comprar e quais são as necessidades que eles têm para que sua empresa ofereça a solução dos problemas desse cliente. O segredo é oferecer a solução para os problemas do seu público, as pessoas podem até comprar algo que não seja necessário, mas sempre a prioridade vai ser o produto que resolver seu problema.

4. Como ser mais competitivo no mercado

Você já sabe quem é o seu cliente, mas ainda assim ele continua preferindo a internet ou, eventualmente, procurando outra empresa. Por que ele faz isso? Se coloque no lugar do cliente para ter empatia e entender o motivo de ele estar procurando outra empresa e não a sua.

Enquanto você não souber como atrair o consumidor o seu negócio não vai crescer financeiramente. Para isso, você tem que oferecer algo que ele não encontre em outras lojas ou até mesmo em lojas virtuais ou em qualquer outra loja. Para se diferenciar não precisa ser somente com produtos, descontos, preços menores. Um atendimento onde o cliente se sinta único que realmente ele se sinta exclusivo faz total diferença e pode ser um excelente começo. Imagine um atendimento espetacular junto com, promoções, desconto, eventos especiais, para o cliente isso será um diferencial enorme com um grande passo para o crescimento financeiro.

5. Como divulgar seu produto e sua marca

Agora, a internet deixa de ser um problema e vira um aliado. E não importa o tipo de negócio: sempre dá para se beneficiar usando as ferramentas online para marketing ou vendas, por exemplo. “Redes sociais, Google ADS, Facebook ADS, e-mail marketing entre outros. Para isso é preciso buscar conhecimento sobre o marketing que é um ponto muito importante para chamar o público. Com a divulgação pela internet você consegue atingir pessoas de vários lugares e podendo viralizar sua marcar nas redes sociais. Não faça publicações de qualquer forma, ou até misturando conta pessoal com profissional. Esse trabalho precisa ser feito de forma muito profissional pois é uma ferramenta para divulgar e mostrar ao mundo sua marca. Caso não tenha conhecimento, pode terceirizar a demanda. Se não tiver recursos para terceirizar nunca é tarde para aprender, existe bastante conteúdo gratuito no Youtube.

O sucesso simplesmente depende de você

Nada impede de conseguir o sucesso e grandes resultados. Como você viu é preciso estudar e planejar o seu empreendimento isso é o primeiro passo. Mesmo no meio da jornada é possível fazer ajustes e se inovar para conseguir atrair mais clientes.

Agora se o problema do não crescimento da empresa for falta de gestão financeira, já não é mais questão de escolher e sim de necessidade. Sem esse controle você pode chegar a falência. 

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